Cristo o cbeça da Igreja. " A primazia de Cristo é defendida." ( Santos) Cl 2.4-15 "6"

Colossense  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

Convide para viver em santidade

Notes
Transcript

Cristo o cabeça da igreja. A primazia de Cristo é defendida.(Santos) Cl 2.4-15 “6”

CONTEXTO
CONTEXTO IMEDIATO E LITERÁRIO
O que vem andes:
qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
Qual CONTEÚDO da carta.
a. Amor. 1.1-2
b. Milagres 1.3-8
c. Oração 1.9-12
d. Senhor.1.13-20
e. Ministério . 1.21- 2.3
f. Santos. 2.4-15
g. Cuidado. 2.16-23
h. Céu e terra. 3.1-11
i. Revestidos. 3.12-17
j. Família. 3.18-4.1
l. Palavras 4.2-9
m. Amigos. 4.10-18.qual ESBOÇO da carta. Cristo e o primeiro Cl1.18.
a. Doutrina - A primazia de Cristo é declarada. CAP 1
b. Perigo - A primazia de Cristo é defendida. CAP 2
c. Dever - A primazia de Cristo é demostrada.
O que vem depois;
CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL
Este parágrafo elabora a exortação de 2.4. Dele se pode inferir alguns dos “argumentos capciosos” articulados pelos falsos mestres. A estes Paulo responde partindo da base teológica que representa tudo o que foi dito anteriormente na carta. A ênfase está em discernir entre duas alternativas: 1) a que pode ser resumida na maneira como aceitaram Cristo Jesus como Senhor (2.6), na verdade que lhes foi ensinada (2.7) por meio do ministério de Epafras (1.7); 2) as filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano (2.8) oferecidas pelos falsos mestres. As doutrinas heréticas , em contraste, as respostas paulinas.
ESTRUTURA
1. OS PERIGOS ENFRETADOS PELA IGREJA. Falso mestes - v4-7.
4v. “ninguém vós engane”. Palavras bonitas, mas por trás o podre do pecado.
Os falsos mestres tinham chegado a Colossos, e a igreja estava correndo sérios riscos. Com palavras persuasivas eles estavam disseminando seu veneno letal. O termo usado por Paulo “raciocínio falazes” é a tradução do termo grego pithanologia. A palavra era usada pelos escritores clássicos para denotar o raciocínio provável, mas oposto à demonstração. A palavra é usada nos papiros em um caso do tribunal de pessoas que procuravam palavras persuasivas a fim de manter as coisas que haviam conseguido por meio de roubo. A terminologia usada aqui é praticamente equivalente à expressão “enrolar alguém”.
Nesta mesma linha de pensamento, William Barclay diz que o termo pertence à linguagem dos tribunais de justiça; indicava o poder persuasivo dos argumentos de um advogado, o tipo de argumento que podia fazer que o mal parecesse melhor à razão a fim de livrar o criminoso do justo castigo.
5v. mesmo de longe, o Apóstolo via a firmeza daqueles irmãos
Paulo manifesta sua alegria ao verificar “a boa ordem e a firmeza da fé” da igreja. Warren Wiersbe diz que as palavras “ordem” e “firmeza” fazem parte do vocabulário militar. De forma semelhante William Barclay diz que esses dois termos apresentam um quadro gráfico, porque pertencem à linguagem militar. A palavra grega táxis, traduzida por “ordem”, significa “fileiras ordeiras de um exército” ou disposição ordenada.
6v. Paulo direciona para os cristãos, e como eles tem crescido. “Andai NEle”.
Ser cristão é andar nos passos de Jesus. É andar como Ele andou (1Jo 3.1–6). Um falso cristão pode enganar por algum tempo. Demas amou o mundo e abandonou a fé. Judas traiu o Mestre. Ananias e Safira mentiram para o Espírito Santo. O cristão e verdadeiro é aquele que anda em novidade de vida, vive no Espírito, segue os passos de Jesus e anda como Cristo andou (Cl 1.10).
7v. esse versiculo da o sentido de uma raiza que vai crescendo) o seja a vida deles ele notada por todos.
Paulo usa algumas metáforas para evidenciar a nossa estabilidade espiritual e a nossa firmeza inabalável em Cristo.
. Uma figura da agricultura. A expressão “nele radicados” sugere que o cristão tem a estabilidade de uma árvore frondosa cujas raízes estão plantadas firmemente em Cristo. Longe de ser como a palha que o vento dispersa ou como uma semente que os ventos de doutrina carregam, as raízes do cristão estão plantadas em Cristo. Não podemos perecer porque aquele que nos sustenta jamais conheceu fracasso ou derrota.
2. AS ARMAS DE DEFEFA. Cristo v8-12
Russell Shedd diz que os colossenses estavam sendo atraídos por uma “salvação” mística, intelectual e especulativa e pela busca de contato benéfico com poderes espirituais. Procuravam uma “perfeição”, não moral ou espiritual, mas teosófica. Paulo combateu toda essa palha, reconfirmando as principais verdades históricas e teológicas do evangelho.
v8. “Cuidado” para não ser manipulado por essas falsas filosofias.
tornar-se cativa de falsas filosofias (2.8). As falsas filosofias, especialmente o gnosticismo, proliferavam também na cidade de Colossos. Aquela cultura mística tornou-se um canteiro fértil onde floresceram muitas heresias perniciosas. A palavra grega sylagogein, usada por Paulo para “enredar”, significa seqüestrar. A palavra era usada no sentido de “raptar”, e aqui é a figura de desviar alguém da verdade e colocá-la na escravidão do erro.
v 9-10 o cabeça tem que guia cada um de nos.
Os mestres gnósticos ensinavam que Cristo não era suficiente para levar o homem a Deus, pois era apenas um dos muitos mediadores.
v11 -12 Nele devemos esta confiante, pois foi ele que nos chamou
Os falsos mestres em Colossos, num concubinato espúrio entre gnosticismo e judaísmo, diziam que a fé em Cristo não era suficiente para a salvação; devíamos agregar a ela a circuncisão.
A circuncisão era um sinal da aliança de Deus com o povo de Israel (Gn 17.9–14). Apesar de ser uma operação física, possuía significado espiritual.
3. A SEGURANÇA QUE O EVANGELHO NOS DAR. Certeza v13-14
v13. ”estava mortos”
v13b Nos deu vida.
v14. apagou a divida
GRANDE IDEIA. O santos e aquele que estará sempre defendendo a igreja e o evangelho contra os ataque do mundo.
RESPOSTA DESEJADA . Nós temos sido um guerreiro para defender o evagelho?
TEOLOGIA BÍBLICA
HERESIAS: 2Pedro 2.1–3 “Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado. Movidos por avareza, eles explorarão vocês com palavras fictícias. Mas, para eles, a condenação decretada há muito tempo não tarda, e a destruição deles não caiu no esquecimento.”
CRISTO NOSSA DEFESA: 1João 2.1 “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.”
SEGURANÇA: Filipenses 4.19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam.”
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more